O Agente Comunitário de Saúde e a Atenção à Saúde Mental no SUS

 


Abaixo, apresentamos algumas ações que podem ser realizadas por todos os profissionais da Atenção Básica, nos mais diversos dispositivos de cuidado (CHIAVERINI, 2011): 23 SAÚDE MENTAL 

• Proporcionar ao usuário um momento para pensar/refletir. 

• Exercer boa comunicação. 

• Exercitar a habilidade da empatia. 

• Lembrar-se de escutar o que o usuário precisa dizer. 

• Acolher o usuário e suas queixas emocionais como legítimas. 

• Oferecer suporte na medida certa; uma medida que não torne o usuário dependente e nem gere no profissional uma sobrecarga. 

• Reconhecer os modelos de entendimento do usuário.

Na Atenção Básica, o desenvolvimento de intervenções em saúde mental é construído no cotidiano dos encontros entre profissionais e usuários, em que ambos criam novas ferramentas e estratégias para compartilhar e construir juntos o cuidado em saúde. 



Por vezes o usuário não se dá conta da relação de seus conflitos e seus sofrimentos com aquilo que ele fala, pensa ou faz. Ter o profissional de Saúde da Atenção Básica como um interlocutor pode ser uma via para lidar com esses sofrimentos cotidianos, muitas vezes responsáveis por somatizações ou complicações clínicas. 



Os materiais em mapas mentais que preparamos para você cobrem os principais assuntos que caem nas provas de agente comunitário de saúde. Eles são desenvolvidos por profissionais experientes e são atualizados regularmente para garantir que você tenha acesso às informações mais recentes.

Os materiais estão disponíveis em formato digital e podem ser acessados a qualquer hora e em qualquer lugar. Você pode baixá-los para seu computador, tablet ou smartphone.

Para conhecer os materiais, acesse o site ou entre em contato comigo.

acsconcurseiro.com.br

Me siga no instagram---@acsconcurseiro





Postar um comentário

0 Comentários