Diabetes no Brasil: dados estatísticos e importância do agente comunitário de saúde
O diabetes é uma doença crônica que afeta a capacidade do corpo de produzir ou usar insulina, um hormônio que regula o açúcar no sangue. O diabetes pode causar uma série de complicações, incluindo doenças cardíacas, derrame, insuficiência renal, cegueira e amputação.
organismo ou ambos os aspectos. A ação deficiente da insulina causa diversas anormalidades no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas, gerando alterações na função de tecidos de órgãos-alvo. Essa deficiência decorre de secreção diminuída pelo pâncreas e resposta tecidual reduzida à insulina, o que é denominado de resistência à insulina (LOPES, 2007).
renal, entre outros. Isso impõe uma enorme sobrecarga nos indivíduos com diabetes, bem
como ao sistema de Assistência de Saúde.
Dados estatísticos
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população nacional. O diabetes é mais comum em adultos, mas também pode afetar crianças e adolescentes.
O tipo 1 de diabetes é uma doença autoimune que ocorre quando o corpo ataca as células produtoras de insulina no pâncreas. O tipo 2 de diabetes é o tipo mais comum e ocorre quando o corpo não produz insulina suficiente ou não consegue usar a insulina de forma eficaz.
Importância do agente comunitário de saúde
O agente comunitário de saúde (ACS) é um profissional de saúde que atua na atenção primária à saúde, ou seja, nos serviços de saúde da família e nas unidades básicas de saúde. O ACS tem um papel fundamental na prevenção e controle do diabetes, pois atua diretamente na comunidade, acompanhando as famílias e realizando ações de educação em saúde.
As principais ações do ACS na prevenção e controle do diabetes são:
- Orientação sobre hábitos saudáveis: O ACS orienta as pessoas sobre a importância da alimentação saudável, da prática regular de atividade física e da prevenção do tabagismo e do consumo de álcool.
- Orientação sobre prevenção de complicações: O ACS orienta as pessoas sobre a importância do controle da glicemia, da pressão arterial e do colesterol, para prevenir complicações do diabetes.
- Encaminhamento para serviços de saúde especializados: O ACS encaminha as pessoas para serviços de saúde especializados, quando necessário.
O diabetes é uma doença crônica que pode causar uma série de complicações. A prevenção e o controle do diabetes são fundamentais para melhorar a qualidade de vida das pessoas com diabetes e prevenir complicações. O ACS é um profissional de saúde que desempenha um papel fundamental na prevenção e controle do diabetes, pois atua diretamente na comunidade, acompanhando as famílias e realizando ações de educação em saúde.
Fonte:
- Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD): https://www.diabetes.org.br/

0 Comentários