O que é Sistema de Informação de Atenção Básica (SIAB)

 


O Sistema de Informação da Atenção Básica - SIAB  foi implantado em 1998 em substituição ao Sistema de Informação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde - SIPACS, pela então Coordenação da Saúde da Comunidade/Secretaria de Assistência à Saúde, hoje Departamento de Atenção Básica/Secretaria de Atenção à Saúde, em conjunto com o Departamento de Informação e Informática do SUS/Datasus/SE, para o acompanhamento das ações e dos resultados das atividades realizadas pelas equipes  do Programa Saúde da Família - PSF.

    O SIAB foi desenvolvido como instrumento gerencial dos Sistemas Locais de Saúde e incorporou em sua formulação conceitos como  territórioproblema e responsabilidade sanitária, completamente inserido no contexto de reorganização do SUS no país, o que fez com que assumisse características distintas dos demais sistemas existentes. Tais características significaram avanços concretos no campo da informação em saúde.  Dentre elas, destacamos:

 

  • micro-espacialização de problemas de saúde e de avaliação de intervenções;
  • utilização mais ágil e oportuna da informação;
  • produção de indicadores capazes de cobrir todo o ciclo de organização das ações de saúde a partir da identificação de problemas;
  • consolidação progressiva da informação, partindo de níveis menos agregados para mais agregados.

    Por meio do SIAB obtêm-se informações sobre cadastros de famílias, condições de moradia e saneamento, situação de saúde, produção e composição das equipes de saúde.


O preenchimento do SIAB pelo ACS é uma atividade importante, pois fornece informações sobre a população atendida pela UBS e sobre as ações de saúde desenvolvidas. Essas informações são utilizadas para o planejamento, monitoramento e avaliação das ações de saúde na atenção básica.

O ACS deve preencher o SIAB de acordo com as seguintes etapas:
Cadastramento das famílias: O ACS deve cadastrar todas as famílias que residem na área de abrangência da UBS. Para isso, ele deve coletar informações sobre a composição familiar, as condições de moradia e os principais problemas de saúde da família.

Registro de nascimentos, óbitos e agravos à saúde: O ACS deve registrar todos os nascimentos, óbitos e agravos à saúde que ocorrem na área de abrangência da UBS. Para isso, ele deve coletar informações sobre a data do evento, a causa do evento e os dados pessoais da pessoa envolvida.

Registro das atividades realizadas pelo ACS: O ACS deve registrar todas as atividades que ele realiza na comunidade. Para isso, ele deve coletar informações sobre o tipo de atividade realizada, a data da atividade e os resultados da atividade.

O ACS deve preencher o SIAB de forma correta e completa, pois as informações coletadas são importantes para a melhoria da atenção básica.
Para auxiliar o ACS no preenchimento do SIAB, o Ministério da Saúde disponibiliza um manual de preenchimento do sistema. Esse manual pode ser encontrado no site do Ministério da Saúde.

Postar um comentário

0 Comentários